quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Noite de Natal

Antes da minha partida para Portugal, onde vou passar de certeza um Natal maravilhoso junto dos meus, dei uma volta pelas ruas de Lund e decidi deixar-vos uma boa recordação natalícia por parte do povo sueco. Como devem imaginar, num local onde é de noite às 16h da tarde, torna-se bem mais fácil tirar fotografias à iluminação que enche as ruas.

São imensas as pequenas luzinhas que decoram edifícios e árvores por toda a cidade. As grandes superfícies decoram por completo as suas fachadas, e vários pinheiros iluminados são colocados em pontos estratégicos pela cidade. E claro, pinheiros verdadeiros, porque aqui para estes lados, pinheiros artificiais é coisa que não faz sentido em época natalícia. A juntar a tudo isto, foi montado um pequeno ringue de gelo artificial em plena praça, para os mais pequenos se divertirem, e quem sabe os mais graúdos também.
Espero que gostem das imagens!


God Jul och gott nytt år !!

domingo, 9 de dezembro de 2007

Lei Anti-Tabaco!!

Devo confessar que fiquei extremamente contente esta manhã, quando li um artigo num jornal diário português sobre as novas regras antitabagistas a adoptar em Portugal a partir do próximo dia 1 de Janeiro.
Vou-vos falar do caso da Suécia, onde é proibido fumar em todos os locais, excepto ao ar livre. E mesmo ao ar livre existem locais exclusivos para fumadores, os quais podem ser "abertos" ou "fechados", como uma paragem de autocarros fechada. Este segundo método, embora possuidor de bons sistemas de ventilação, não deixa de ser um local onde o fumo do tabaco se acumula, assim como os seus cheiros desagradáveis. Sim!, desagradáveis! Porque de certeza que nem os fumadores assíduos gostam do fumo do tabaco ou de andar a cheirar a tabaco todo o dia. Talvez por isso estes locais fechados sejam de certa forma também eles desencoragedores para quem fuma, e tem de recorrer a eles. E talvez mesmo por isso não se vejam assim tantas pessoas de cigarro na mão, ou de "chucha" na boca.

Em vez disso, a grande maioria dos suecos que aprecia o tabaco fá-lo de uma maneira bem mais subtil (até porque o maço de tabaco ronda os 5€ por estas bandas).

Existem no mercado, a preços bem mais reduzidos que os maços de cigarros, pequenas caixas como estas apresentadas em cima (desculpem a publicidade), que contêm nada mais nada menos que... tabaco. Ou apresentado sobre a forma de uma pasta negra, ou em pequenos pacotinhos. A função é muito simples! Tal como um amante de café tem como paixão a cafeína, um verdadeiro amante de tabaco deve ter como paixão a nicotina. Assim sendo, o tabaco (quer em pasta quer em pacote) deve ser colocado entre o lábio e a gengiva, de forma a que em contacto com a saliva os componentes do tabaco sejam dissolvidos e possam mais facilmente ser absorvidos para a corrente sanguínea.
Sejamos realistas, as propriedades nefastas do tabaco sob a forma de vapor (como nos cigarros) parecem-me a mim bem mais perigosas e susceptíveis de levar a carcinomas, do que no caso de ser consumido sob a sua forma original.

Mas voltando ao caso português, espero que todas estas medidas resultem de facto em alterações comportamentais dos cerca de 2 milhões de fumadores portugueses. Que isso altere as estatísticas referentes a casos de doenças pulmonares, que os cidadãos se sintam mais saudáveis, e claro, porque não, espero que não mais tenhamos de nos preocupar com o local onde deixar a roupa a tresandar a fumo de tabaco, quando chegarmos a casa depois de uma noite bem passada com amigos num bar.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Reduzir... Reciclar... Reutilizar...

Desde que cheguei à Suécia, reparei que a recolha de material para reciclagem não se faz como em Portugal. Para dizer a verdade, nem mesmo a recolha de lixo doméstico decorre como na grande maioria das localidades portuguesas, incluindo Lisboa! Primeiro não se vêem caixotes do lixo espalhados pelas ruas. A maioria das habitações próximas, como por exemplo num prédio, possuem um local comum onde se encontram os contentores de lixo, como na garagem ou num jardim interior. E para além dos normais contentores, possuem ainda outros para reciclagem!

Mas apenas reciclagem de papel e vidro! Então e o plástico?, sempre pensei eu... Um material que "consome" tanto petróleo não é aproveitado para reciclagem? Pois é... engano o meu! Os suecos também reciclam plástico... mas fazem-no de uma maneira inteligente. Tal como nós pagamos vasilhame quando compramos determinadas garrafas de vidro que serão reutilizadas, e esse mesmo valor nos será devolvido aquando da entrega das respectivas garrafas, também aqui se paga vasilhame pelas garrafas de plástico. E claro está, podemos reaver esse dinheiro (mas creio que não a totalidade) se entregarmos as garrafas de plástico para reciclagem.
Existem assim nos supermercados umas máquinas específicas para o efeito, que no final da nossa entrega, nos devolve um papelinho com o montante que virá a ser descontado nas futuras compras nessa mesma superfície comercial... ou não! E ou não porquê? Porque, para além da opção de nos ser devolvido o tal ticket, o montante correspondente pode ainda ter outro destino, caso o queiramos -- doá-lo a uma instituição de caridade!

Afinal de contas, se tivermos presente que ao ajudarmos a reciclar podemos reaver alguns trocos, talvez exista um maior número de pessoas a fazê-lo. Até porque para tal acontecer, melhores infraestruturas terão de ser criadas e, consecutivamente, um maior e melhor desempenho das entidades competentes no que respeita à reciclagem, será também ele desenvolvido.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Olha o Vasquinho!

"Olha o Vasquinho!" - foi esta a minha expressão quando vi esta bela figura num pacote de leite. Poderia esperar vê-lo em qualquer outro local, mas... num pacote de leite? Até onde vai esta cultura sueca?


Garanto que tentei traduzir o que dizia no pacote, mas como não estava a chegar a uma tradução próxima da que vem escrita, decidi-me por não traduzir nada e deixar tudo como estava. Vai daí, meus caros, cabe a cada um de vocês que conhecem a verdadeira história do "Vasquinho", tentarem perceber o que aqui vem escrito.

God lycka! Que é como quem diz... Boa sorte!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estocolmo entre ilhas

Fim de semana bem passado nesta linda cidade Estocolmo. Acho que muito mais não posso dizer. É sem dúvida uma cidade diferente de Lund! Se a diferença faz dela mais bonita, bem... talvez sim! Creio que a água que envolve as ilhas de Estocolmo dão sem dúvida outra beleza à cidade. E é claro que o facto de ser uma capital faz toda a diferença. Há lojas por todo o lado... ruas apertadas e empedradas... monumentos... museus... e vários edifícios ligados à realeza.



Aconselho vivamente uma visita a esta cidade. Infelizmente esta altura do ano não é muito propícia a visitas, não só pela falta de luz solar, mas também pelo friozinho que toca a pele. Anoitecer por volta das 15h é coisa que não estamos habituados em Portugal, muito menos quando ainda decorre o mês de Novembro. Esse é sem dúvida um factor limitante, mas talvez seja por isso que a época natalícia começa mais cedo por estas bandas. E a neve dá-lhe um toque ainda mais especial...


Heis os meus companheiros de viagem, da esquerda para a direita: Tiina, Angela e Mika!

sábado, 17 de novembro de 2007

Systembolaget

Traduzindo à letra, systembolaget será algo do tipo "A Companhia do Sistema"! Trata-se nada mais nada menos que um monopólio estatal existente na Suécia desde 1955. À semelhança de outros monopólios do género, p.e. na Noruega e Finlândia, o systembolaget consiste numa cadeia de lojas a quem cabe a exclusividade de vender bebidas alcoólicas com um teor alcoólico superior a 3,5%, e apenas a indivíduos com idade igual ou superior a 20 anos. E aparentemente até são rígidos nesse aspecto, já que a idade/identificação é-me sempre solicitada cada vez que lá vou.
Esta foi, aparentemente, uma medida que o governo sueco tomou com o intuito de minimizar o consumo de álcool no país. Devo informar que o preço das bebidas alcoólicas é algo elevado devido às taxas cobradas, as quais não são feitas sobre o produto em si (marca ou origem), mas sim sobre o teor alcoólico que contêm. E como se não bastasse, todos os produtos são vendidos à unidade, inviabilizando deste modo quaisquer promoções ou ofertas, p.e. com packs de cerveja.


Mas no meio disto tudo confesso que é engraçado ver filas dentro destas lojas, assim como a imensidão de pessoas que lá aflui ao sábado de manhã, ou quando saem dos seus serviços, só para levarem, quiçá, umas cervejinhas para o jogo de futebol de mais logo à noite, ou simplesmente para comprar um pacotinho de vinho que ficou esquecido para fazer o jantar...!





sábado, 10 de novembro de 2007

Nestas duas últimas semanas, as minhas amigas Isabel e Maria João vieram fazer-me uma visita. Elas aproveitaram toda a folhagem que cobre desde há algumas semanas todos os espaços antigamente verdes de Lund, e tiraram algumas boas fotografias!


Confesso que no curto espaço de tempo que cá estiveram, elas já conhecem melhor este país do que eu. Mas eu não me vou deixar ficar para trás, e em breve apanho-lhes o ritmo!
Entretanto, mostrei-lhes mais alguns locais de Lund que ainda não tinha colocado aqui. Um bonito laguinho no principal jardim da cidade, no qual habitam umas boas dezenas de patos, assim como alguns cisnes e outras aves aquáticas. E para não dizerem que lhes mostro apenas locais "verdes", levei-as ainda, na minha opinião, à mais bonita igreja da cidade, quer exterior quer interiormente.


n
Espero que a estadia delas por terras suecas tenha sido, no mínimo, agradável. Meus caros amigos, o convite que vos foi feito antes da minha partida de Portugal mantém-se. As portas estão abertas!

Aquele abraço!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Os primeiros flocos

Notícia de última hora!!

Vou ser breve... acabaram de cair os primeiros flocos de neve! E só de imaginar que ainda estamos no início de Novembro... Estou desejando que Dezembro chegue só para ir para a rua e divertir-me como um puto de 10 anos!!

Yupiiiii! =)

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Vá se lá saber porque andam tanto de bicicleta...

Estava eu de conversa com uma colega sueca, quando de repente ela me diz que é impossível andar de carro em Lund! Eu estranhei, até porque trânsito automóvel é coisa que aqui não há, e perguntei-lhe porquê. Ao que ela me começa a contar as inúmeras multas que já pagou e outras tantas que tem para pagar por questões de estacionamento. Primeiro, disse-me ela, há certos parques de estacionamento que cobram 80coroas por hora, ou seja, sensivelmente 9euros. E depois, se não se estacionar correctamente entre as linhas desenhadas no chão... PIMBA! Vai mais uma multinha!
Eu só exclamei "Uau!" e pus-me a pensar porque razão andariam os suecos tanto de bicicleta...

Pessoal...tragam só a mala com a roupa. Aqui, o melhor é andar a pé!

domingo, 4 de novembro de 2007

Finados

Hej hej!

Hoje tenho um conselho a vos dar… Se estiverem a pensar vir dar um saltinho à Suécia, não o façam no dia 3 de Novembro. Parece que é para eles o Dia de Finados, o nosso Dia de Todos os Santos, e embora possa não parecer está praticamente tudo fechado. Talvez tenha sido apenas por este ano ocorrer a um sábado, mas a verdade é que nem o mercado de rua semanal decorreu este sábado. As ruas estavam praticamente desertas, como se fosse um ordinário domingo, e foi então que descobri que estava toda a gente na missa até ao meio dia e meia hora. Enfim... deixemos lá os falecidos ter um dia sossegado!

Vi ses!

domingo, 21 de outubro de 2007

Um olhar sobre o Outono em Lund

Olá meus caros!
Lamento a falta de informação nos últimos tempos a respeito da Suécia e desta pequena mas acolhedora cidade de Lund. O trabalho começa a apertar (felizmente) e como os dias estão a tornar-se cada vez mais pequenos e frios, deixa de ser agradável andar pelas ruas de câmara fotográfica na mão. Ainda assim, recolhi algumas imagens nos últimos dias e espero que sejam do vosso agrado.



Ainda antes de entrar na Universidade e tornar-me (um pouco) naquilo que hoje sou, era minha intenção vir fazer carreira para um país nórdico, em especial Suécia ou Noruega. Hoje que cá estou, os dias passam como que num sonho real, e foi por isso que coloquei esta tão famosa música brasileira, com um cheirinho de jazz, neste video (Stan Getz & Astrud Gilberto - Vivo Sonhando).
Beijos e abraços para todos. Um bem-haja!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A história do leitinho...

Dadas as novas manias de manter o corpinho em forma e blá blá blá, muita gente há que come os belos dos cereais logo de manhãzinha ao pequeno-almoço, não é verdade? Pois é… o cereal… alguma fruta… o leitinho… Eu não sou excepção. Tal não é o meu espanto quando hoje, ao acabar o leite que tinha no frigorífico e ao abrir um novo pacote, eis que os meus cereais passaram a ter não leite, mas natas! Sim, é verdade! Leite que eu tinha comprado há 4 dias estava estragado! Mas como é que isso é possível? Fui ver a data e estava dentro do prazo! O engraçado é que desde o dia em que foi embalado até ao prazo final ia… uma semana!

Tratei de averiguar o que se passava, e meus caros, algo me diz que vou ter de passar todos os dias pelo supermercado a ver do leite. É que aqui os meninos suecos só vendem leite fresco. Não só, mas é difícil encontrar leite daquele que nós compramos vulgarmente em Portugal às paletes e mantemos na prateleira da despensa antes de o abrir. Aqui, se não mantivermos o leitinho sempre no frigorífico… vai azedar! Experiência própria meus caros… experiência própria!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O primeiro weekend

A minha Sara esteve este fim de semana comigo na minha nova terrinha sueca, e como não podia deixar de ser, andou sempre de máquina fotográfica atrás. Para além dos momentos de ternura que vivemos, e que não necessitam de ser fotografados para ficarem documentados, demos umas voltinhas pela cidade e tentei mostrar-lhe as melhores coisas por cá. Ainda tenho muita coisa para ver, mas por enquanto espero que gostem das imagens.




Eu vou-me lembrando de tirar fotos para melhorar a vossa imagem deste país verdejante. Hasta!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Filas? O que é isso?

Hej!

Deixem-me que vos diga uma coisa acerca dos suecos... Hoje tentei ir ao banco abrir uma conta para puder receber as minhas coroas e pagar as minhas dívidas. Mas aparentemente cheguei cedo de mais, já que o banco só abria às 10h!! Como ainda eram 9h15m decidi ir dar uma volta a ver se encontrava o posto de imigração e algumas lojas que me possam vir a ser úteis nos próximos tempos. Para meu espanto, porque até então ainda não me tinha apercebido bem deste facto, praticamente todas as lojas só abrem às 10h da manhã. E ainda mais surpreendente é que não fecham às 19h como em Portugal. Nada disso... começam a fechar entre as 16h e as 18h!!

Isto pôs-me a pensar um bocadinho, e aproveito para vos pôr também a pensar... Então nós trabalhamos das 9h às 19h (excepto função pública) e eles das 10h às 16h, mas no fim de contas eles são bem mais produtivos que nós? Ajudem-me lá porque acho que há aqui qualquer coisa que me está a falhar...

Mas o que queria contar não era bem isto. Às 9h55m lá cheguei novamente ao banco e entrei pela primeira porta e esperei lá dentro no hall de entrada como outras 4 pessoas que já lá estavam. Pensei cá para mim: "pode ser que não me demore muito já que sou o quinto a ser atendido". Sim pois... tá claro! Em dois minutos entraram umas 10 pessoas e apressaram-se todas a ir até à porta de acesso ao interior do banco. Pois é meus caros... eu pensava que os suecos respeitavam tudo e todos, mas isso não deve incluir os bancos. Mal abriram as portas pareciam grifos a tirar o ticket para serem os primeiros. Nem respeitaram dois idosos que já lá estavam. Confesso que fiquei desapontado, até porque isto não aconteceria em Portugal!!
Como vêm... nem os suecos sao perfeitos!

sábado, 8 de setembro de 2007

Malmö

Meus caros… lamento a demora mas não tenho tido muito tempo para ver as vistas. Ainda assim, hoje demos uma voltinha pela cidade vizinha de Malmö e aqui vão umas fotos desta cidade medieval. Antes de mais, deixem-me dizer-vos que, apesar de não saber ler sueco, acho estranho um letreiro ter um sinal a fazer referência ao facto de ser proibido fumar, e no final a informar que se trata de uma zona para fumadores (no comments).



Pelo que me apercebi, a cidade de Malmö é uma cidade medieval, e como todas as cidades medievais, existe por lá um castelo. As casas têm um ar bastante acolhedor e existem várias ruelas sem qualquer trânsito automóvel. Até porque ver bicicletas estacionadas em tudo quanto é sitio e quase ser-se atropelado por bicicletas cada vez que anda no passeio, é algo de normal por estes lados.




Mas o mais engraçado é que a parte nova da cidade foi construída, e está a sê-lo, com as mesmas ideias medievais. Ou seja, existem grandes e resistentes edifícios a contornar toda a zona, como que se se tratasse de uma muralha, e depois existem edifícios vanguardistas mas mais pequenos no interior, sempre rodeados por ruelas dispostas de forma completamente aleatória, recordando outros tempos. Devo dizer que a ideia é formidável, e a zona é muito bonita. Ainda para mais, existe o mar Báltico como plano de fundo!




Espero que gostem da selecção de imagens.

sábado, 1 de setembro de 2007

A razão

Olá pessoal!

Bem vindos a este vosso espaço. Muitos de vocês pediram-me para criar um blog e ir dando novidades através dele dos meus futuros tempos em terras Suecas. Mas para quem pensa que este blog vai retratar o meu dia a dia, tornando-se uma espécie de diário electrónico, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Quero que todos vocês experienciem, de maneira obviamente diferente, aquilo que por aqui passo. E creio que a melhor maneira do fazer é através das imagens.
Assim sendo, e sempre que puder, vou mostrar-vos pedaços desta nova Suécia vista pelos meus olhos. Como devem imaginar, depois de um dia perdido em aeroportos e terminais de comboios com 25kg de bagagem mais a mochila às costas, não foi fácil premir o gatilho da máquina fotográfica e mostrar-vos o que hoje presenciei. Ainda assim, e para aqueles mais curiosos (todos) fiquem a saber que as meninas suecas são um bocado estranhas. OK, são bonitinhas é verdade. Mas aquelas que não se vestem à Spice Girl (pindéricas como tudo), andam cheias de pircings... Só vi uma que me lavou a vista!

Enfim! Muita coisa ainda por ver, mas desde já vos digo que os comboios aqui da zona não têm nada a ver com os da linha de Cascais. E que me dizem duma central eólica em pleno mar báltico? Nada mal pensado, hein?!

Beijinhos e abraços e… a gente vê-se por aí!!