domingo, 9 de dezembro de 2007

Lei Anti-Tabaco!!

Devo confessar que fiquei extremamente contente esta manhã, quando li um artigo num jornal diário português sobre as novas regras antitabagistas a adoptar em Portugal a partir do próximo dia 1 de Janeiro.
Vou-vos falar do caso da Suécia, onde é proibido fumar em todos os locais, excepto ao ar livre. E mesmo ao ar livre existem locais exclusivos para fumadores, os quais podem ser "abertos" ou "fechados", como uma paragem de autocarros fechada. Este segundo método, embora possuidor de bons sistemas de ventilação, não deixa de ser um local onde o fumo do tabaco se acumula, assim como os seus cheiros desagradáveis. Sim!, desagradáveis! Porque de certeza que nem os fumadores assíduos gostam do fumo do tabaco ou de andar a cheirar a tabaco todo o dia. Talvez por isso estes locais fechados sejam de certa forma também eles desencoragedores para quem fuma, e tem de recorrer a eles. E talvez mesmo por isso não se vejam assim tantas pessoas de cigarro na mão, ou de "chucha" na boca.

Em vez disso, a grande maioria dos suecos que aprecia o tabaco fá-lo de uma maneira bem mais subtil (até porque o maço de tabaco ronda os 5€ por estas bandas).

Existem no mercado, a preços bem mais reduzidos que os maços de cigarros, pequenas caixas como estas apresentadas em cima (desculpem a publicidade), que contêm nada mais nada menos que... tabaco. Ou apresentado sobre a forma de uma pasta negra, ou em pequenos pacotinhos. A função é muito simples! Tal como um amante de café tem como paixão a cafeína, um verdadeiro amante de tabaco deve ter como paixão a nicotina. Assim sendo, o tabaco (quer em pasta quer em pacote) deve ser colocado entre o lábio e a gengiva, de forma a que em contacto com a saliva os componentes do tabaco sejam dissolvidos e possam mais facilmente ser absorvidos para a corrente sanguínea.
Sejamos realistas, as propriedades nefastas do tabaco sob a forma de vapor (como nos cigarros) parecem-me a mim bem mais perigosas e susceptíveis de levar a carcinomas, do que no caso de ser consumido sob a sua forma original.

Mas voltando ao caso português, espero que todas estas medidas resultem de facto em alterações comportamentais dos cerca de 2 milhões de fumadores portugueses. Que isso altere as estatísticas referentes a casos de doenças pulmonares, que os cidadãos se sintam mais saudáveis, e claro, porque não, espero que não mais tenhamos de nos preocupar com o local onde deixar a roupa a tresandar a fumo de tabaco, quando chegarmos a casa depois de uma noite bem passada com amigos num bar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou ctg amigo!! Tb detesto os ambientes cheios de fumo. Ninguém pode ir lanchar a uma simples pastelaria sem vir de lá "impestada" em fumo! Já esperava por esta lei há muito tempo.. só vamos ver se será mesmo cumprida. Beijos

Basurpo Noro disse...

Estaremos cá para ver...
;) beijos