sábado, 22 de novembro de 2008

O apelo!

A neve que caiu durante esta noite e madrugada, fez um apelo ao povo sueco. Finalmente, apesar de a diferença de temperatura de hoje para os restantes dias da semana passada ser de apenas 1 ou 2ºC, a verdade é que os suecos lá passaram a ser normaizinhos e vestiram os casacos pesados de Inverno. Aquela mania de andarem de T-shirt e casaco de cabedal desabotoado já me estava a fazer uma gélida inquietação.


A neve parece ter também alegrado um pouco esta gente. Eles que começam a ficar algo depressivos mal os dias vão ficando menores - que o mesmo é dizer a partir de 21 de Junho - pareceram-me hoje mais bem dispostos. Os pais já puxam os trenós dos filhos pelo meio das ruas, enquanto os pombos procuram aquilo que só eles sabem estar escondido debaixo da neve fofa.


Apesar de tudo não estava tanto frio assim. -2ºC marcava o termómetro de Slussen enquanto a vida cosmopolita continuava em plano de fundo. Consta que há anos em que é possível patinar por entre os canais gelados, e claro está atravessá-los a pé. Talvez os frios de Janeiro e Fevereiro tragam os -10 ou -20ºC para eu ver isso...



Entretanto, e também por ser sábado, vêem-se as vielas brancas e vazias, e denunciam-se os locais de parqueamento à beira de um qualquer passeio.


Com a neve chegaram ainda os tão esperados mercados de natal, com muita gargalhada e boa disposição, enquanto as árvores se vestiram de branco como que a tentar entrar no espírito.


A troca de guardas do palácio continua a ser feita, claro está. Mas talvez agora com um gosto especial para quem está do lado de fora a presenciar a rendição. Por toda a cidade as fontes estão agora sem água. No seu lugar existem variadas decorações luminosas que tentam apaziguar a noite e, mais uma vez, preencher um espaço no espírito natalício.



Para o meu primo "Tenro" aqui fica a foto do hotel que ele me pediu. Espero que este lhe sirva! E como diria a minha amiga finlandesa Tiina: "Lumi é algo que nos deixa sempre mais bem dispostos".

Aquele abraço!

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito de ver "a neve". realmente parece que ninguém fica em casa.todos saem para apreciar + uma maravilha da natureza!....
... no entanto vai-te abrigando.
beijos

Tenro disse...

Espectacu-lo bruno, estas fotos dão-me cada vez mais vontade de ir conhecer isso.
Não te esqueças que o teu primo só pode ir para hoteis de ***

abraços

estas fotos acompanhadas do teu texto faz-nos viajar um pouco por aí.

Me disse...

Eu não diria 3 estrelas, mas sim uma ou até nenhuma, presumo que as coisas por aí não sejam nada baratas!
Mas deve de ser uma cidade maravilhosa...gostava de conhecer...quiçá um dia!
jokas e aproveita bem.
Tenra

Anónimo disse...

Although we have differences in culture, but do not want is that this view is the same and I like that!
nylon fishing net