domingo, 9 de novembro de 2008

Relatórios

Para se obter o grau de doutorado na Suécia, é obrigatório que obtenhamos certos pontos a dar aulas. Não interessa se é apenas a vigiar exames, a dar aulas práticas ou teóricas. No final, elas têm de ser dadas! Dado que este é o meu primeiro ano, deram-me apenas tarefas básicas como guardar exames e dar aulas de laboratório - Química Orgânica, neste caso. Como diria o meu primo Pedro: "Sou um tenrinho!".

A minha primeira aula prática lá se passou durante esta semana e, para além dum ligeiro nervosismo nos primeiros 5 minutos, tudo correu bem e até me diverti bastante durante esses dois dias. Eram todos alunos de Biomedicina, e apesar de ser o primeiro ano deles e como tal também o primeiro contacto com laboratórios a nivel de Universidade, a verdade é que não se sairam nada mal e as questões levantadas não eram nenhuns bichos de sete cabeças.

Mas a parte ainda mais divertida estava para vir, e está a tomar lugar agora. Corrigir os relatórios dos meninos... Isto é uma panóplia de documentos que vai desde 3 páginas até quase 20 páginas - quase autênticos testamentos. Nem imaginam o que já me ri a ler estes relatórios. Mas apercebi-me que tenho de ter cuidado com o que digo, ou melhor, como o digo durante as aulas. É que muitos deles apenas percebem as explicações de certos procedimentos quando eles são traduzidos para casos do quotidiano (o que facilita bastante é verdade, mas que não pode ser exclusivo). Isto vai deste chamar "restos" a produtos de reacção e fazer discussões de resultados em duas linhas. Enfim...

Agora que estou do lado de lá, pelo sim pelo não, acho que devo um pedido de desculpas a todos os meus professores. Eu nem imagino o tipo de "bacuradas" que disse ao longo da minha vida de estudante, e por certo me iria rir delas se hoje fosse ler esses mesmos relatórios. Ainda assim, um muito obrigado a todos eles, pois hoje sinto-me capaz de fazer o papel deles com relativa segurança!

Aquele abraço... e vemo-nos por aí!

5 comentários:

Anónimo disse...

boa filho ... ensine os seus "alunos" também a sentirem-se seguros no lado de lá !

Tenro disse...

ganda tenro...quem diria...

abraços e porta-te bem

Unknown disse...

hehehe...com essa fizeste-me lembrar das "aulas lindas" do chaveirito...

Beijinhos******

Tenro disse...

vá lá meu quero ver fotos dessa cena aí.

e de hoteis...

Anónimo disse...

After reading the information, I may have different views, but I do think this is good BLOG!
netting