quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Corridas loucas

Nos meus tempos de escola havia uma coisa que, quer eu quer os meus colegas, detestávamos fazer nas aulas de ginástica. Era nada mais nada menos que o Teste de Cooper. Uma tediosa corrida de 12 minutos em redor do campo de futebol para testar a nossa condição física. E que normalmente era feita às 8h da manhã, porque vá-se lá saber porquê, era a hora a que a minha turma mais tinha aulas de ginástica. Talvez exceptuando o Antão, que dava voltas à escola atrás do Aniceto por causa de 2,50$ (pouco mais dos actuais €0,01) ou de um cromo do Bollycao, dúvido que alguém gostasse de correr na rua em pleno inverno quando bem que se podia estar dentro do ginásio a dar uns chutos numa bola.

Pois é... Mas hoje, a 5.000km de casa, dou por mim a me levantar às 9h da manhã (ainda 8h em Portugal, 'tá claro) de um domingo, a chover lá fora, com menos de 10ºC, e a preparar-me para ir correr uma bela meia hora. Está tudo maluco, só pode! Normalmente corro em redor de um lago que está bem perto de minha casa, onde facilmente se avistam patos e gansos a nadar, coelhos a saltitar por entre a vegetação... Enfim, talvez seja o contacto com a natureza que me faz sair da cama a estas horas.

O passeio junto à zona ribeirinha, ou simplesmente junto à água que forma o vasto arquipélago de Estocolmo se preferirem, é também ele muito agradável. Há sempre imensa gente a disfrutar daz paz que por aí reina. Vários tipos de veleiros e pequenos iates podem ser vistos de perto. Até mesmo os grandes barcos que fazem a viagem Estocolmo-Helsínquia e que, claro, pretendo fazer um dia destes. Ou deverei dizer... uma noite destas! Sim, porque em águas internacionais as taxas aplicadas sobre o álcool são menores do que as praticadas quer na Suécia quer na Finlândia, e como tal a viagem é, ao que parece, uma autêntica paródia.


Vejemos o que o futuro nos reserva... Bem haja!