segunda-feira, 12 de maio de 2008

Poznań

E seguiu-se Poznań... a cidade das cabritinhas! Não me lembro da história em pormenor, mas é coisa que envolve rei/governante, um cozinheiro e... qualquer coisa como cabras em vez de carne de vaca no prato principal.

À custa disso, existem duas cabritinhas no relógio da praça principal que, ao meio-dia, dão umas valentes cabeçadas ao som das badaladas.

Há jardins escondidos por entre as ruelas...

Um local agradável para se darem uns passeios animados com alguém divertido...

Ou simplesmente apreciar a beleza da cidade. Não são apenas os espaços verdes que nos deslumbram mas também, claro, a arquitectura que caracteriza estes países de "leste"...

É ainda aqui que se encontra o centro comercial mais bonito que vi até hoje. Todo em tijoleira vermelha, e com umas linhas meio futuristas... Meio, porque para chegar ao "futuro" ainda lhe falta o outro meio... Ainda assim, o suficiente para ter sido galardoado recentemente a nível mundial! Vale a pena visitar Poznań!

sábado, 10 de maio de 2008

Wrocław

Depois de Szczecin, onde a minha Sarita passa a maior parte do tempo, Wrocław foi a segunda cidade polaca que conheci. Curiosamente, tenho uma colega no meu laboratório que é natural de lá... E ainda dizem que o mundo não é pequeno, hein?!

É uma cidade engraçada, onde se nota muita história ainda marcada em algumas fachadas.

Tem um jardim botânico enorme, e lindíssimo. O mais bonito que presenciei até hoje.

E tem ainda, certamente, uma história ligada a uns pequenos duendes... Infelizmente ainda não sei dessa história, porque aparentemente é recente. Nem a minha colega me soube dizer! Mas é bastante agradável ver diferentes estatuetas por tudo quanto é sitio na cidade. Desde escondidos nos jardins, à beira de passeios, ao virar das esquinas, pendurados nos candeeiros... Até parece que andamos a jogar ao "Onde está o Wally?". Engraçado!

Resumindo... uma cidade que vale a pena visitar se se estiver de passagem pela Polónia. Mas... não é uma daquelas cidades que deixe muitas saudades, ou vontade de lá voltar novamente. Interessante, mas q.b.!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Flores... de estufa?!

Xiiiiiiiiiiii... Parece que há meses que não dou notícias, não é?!

Os tempos de neve já lá vão, e o solinho começa agora a espreitar. Nada de temperaturas de 30ºC como em Portugal, nada disso, mas mais de 10ºC é suficiente para pôr esta gente ao rubro.

O surgir de meia dúzia de raios de sol foi o suficiente para me aperceber que afinal os suecos também têm hora de almoço. Tal como flor no brotar da Primavera, assim se comportam os suecos em relação ao sol. O sol espreita, e é só vê-los de "papo para o ar" a ficarem que nem tomates... (mais hortaliças que flores, portanto). Os bancos de jardim estão agora cheios de suequinhos todos contentes da vida ao verem a luz do dia depois de 5 meses escuros/nublados. Os relvados enchem-se ao fim de semana de jovens de calções e manga curta (apesar da temperatura ser inferior a 20ºC), e as até então filas para as barracas dos cachorros quentes, fazem-se agora frente a gelatarias!

Consta que quando a Primavera dura assim mais de duas semanas seguidas, o Verão não será de todo proveitoso. Resta agora saber como se vão comportar estas flores: se abraçam o clima qualquer ele que seja, ou se se envoltam em estacas, tal flor de estufa...